“Consultoria é um serviço de aconselhamento (de orientação) contratado por organizações junto a pessoas (e empresas) qualificadas e especialmente treinadas (preparadas) para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções.” (QUINTELA)
Um serviço de consultoria, normalmente, é constituído pela troca de conhecimentos, informações e experiências entre profissionais e empresas, objetivando diagnosticar situações específicas e propor soluções ou alternativas acerca de um determinado assunto.
Contratar uma consultoria é trazer para o ambiente interno da organização a experiência, os conhecimentos e a ajuda de profissionais que trarão mais confiança e chances de êxito nas decisões estratégicas do negócio.
Portanto, a consultoria é um meio muito eficaz para alcançar os objetivos justamente por encurtar o caminho, mas não por fazê-lo desaparecer.
Situações específicas para a realização de projetos de consultoria empresarial:
- Avaliação externa: o empresário, por estar totalmente envolvido nos processos da empresa, pode não conseguir avaliar de forma isenta e crítica o que precisa ser mudado. Nesse sentido, o consultor traz um olhar isento de vícios e ideias pré-concebidas para o negócio, diagnosticando de forma mais eficiente os problemas e propondo as melhorias necessárias;
- Agilidade nos resultados: a partir do momento da assinatura do contrato, o consultor vai trabalhar focado nos resultados desejados pela organização, empenhando-se para solucionar problemas específicos. Uma equipe interna, ao contrário, provavelmente, teria que dividir seu tempo com as responsabilidades diárias, diminuindo a velocidade das mudanças organizacionais e fazendo com que os resultados demorem mais tempo a serem alcançados;
- Controle do orçamento: ao optar por uma solução interna, a empresa corre o risco de desperdiçar recursos por conta de conflitos de objetivos, perda de prazos e diminuição da produtividade dos profissionais remanejados para implementar as mudanças necessárias. A contratação da consultoria possibilita uma previsibilidade dos custos, com conhecimento prévio de quanto será investido;
- Conhecimento especializado: por mais que o empresário ou os profissionais da organização conheçam o seu mercado, o consultor possui a experiência adquirida na resolução de problemas em diversas empresas. Isso faz com que ele tenha um conhecimento especializado que, dificilmente, será igualado internamente e que tornará mais ágil e eficiente o diagnóstico e implementação das mudanças necessárias;
- Atualização da equipe: essa vantagem é uma consequência direta da anterior. A parceria estabelecida entre os consultores e a equipe interna da empresa possibilitará uma transferência de conhecimento, promovendo a atualização dos profissionais com as técnicas e estratégias mais atualizadas do mercado. E a empresa continuará se beneficiando deste conhecimento, mesmo após o término da consultoria.
Fonte: IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização
Principais projetos de consultoria desenvolvidos (Prof. Marcelo Plens):
- Aconselhamento e orientação para desenvolvimento de Planos Estratégicos Corporativos;
- (Re)Definição de Core Business e Core Compentences;
- Pesquisas e Estudos Mercadológicos;
- Orientação para desenvolvimento de Plano de Negócios (Business Plan);
- Gestão do relacionamento com clientes (Atração, Satisfação e Retenção de Clientes);
- Estratégias de diferenciação e de posicionamento competitivo;
- Prospecção de novos clientes;
- Sistemas de Inteligência Competitiva;
- Mentoria empresarial;
- Planejamento estratégico de marketing;
- Treinamentos corporativos;
- Implementação de ferramentas de gestão;
- Gestão de processos e ferramentas da qualidade;
- Formação de lideranças internas;
- Dentre outros.