Branding em marcas globais: fatores de incremento e redução do brand equity – estudo e constatação do modelo Interbrand

O presente artigo tem como objetivo principal demonstrar os aspectos que interferem diretamente na valorização ou desvalorização de uma marca. Ele fundamenta sua análise e interpretação nos resultados apresentados nas pesquisas publicadas pela Interbrand, a mais prestigiada e respeitada empresa de consultoria em marcas em todo o mundo. Para o seu desenvolvimento, o artigo expõe, inicialmente, o conceito, o papel, a importância e também o significado do valor de uma marca neste novo cenário empresarial competitivo, ressaltando a necessidade das organizações considerarem tal variável como um dos elementos fundamentais no gerenciamento de marketing. Na sequência, o estudo reforça que as marcas, para produzirem os resultados esperados, devem, obrigatoriamente, estar presentes na gestão das demais áreas funcionais, tal qual uma grande rede integrada, para produzir sistematicamente valor para os clientes. Por fim, como aspecto pragmático do artigo, são analisadas as seis marcas globais mais valiosas e também os fatores que têm interferido na sua valorização ou desvalorização nos últimos períodos.

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2012-07-25T12:12:37+00:00