O Prof. Marcelo Plens iniciou sua atuação profissional no mercado corporativo em 1991, ainda como aluno do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), exercendo funções de estagiário (Consultor Júnior) na empresa DPA Diagnóstico, Planejamento e Assessoria. Suas atividades iniciais envolviam o acompanhamento de projetos e a organização de pequenos cursos e treinamentos para funcionários de empresas de Londrina (PR) e região.

Em 1993 assumiu a chefia e a coordenação do setor de projetos da DPA Diagnóstico, Planejamento e Assessoria, passando a gerenciar vários projetos simultâneos e coordenando processos de implementação de estratégias e de ferramentas de gestão nas cidades de Londrina, São Paulo e Curitiba. Nessa época atuou como facilitador de uma grande quantidade de cursos in company, adquirido razoável experiência em diversos tipos de organizações, principalmente no setor privado (nas áreas de varejos e prestação de serviços).

Em meados de 1994, ainda na cidade de Londrina, fundou a empresa PG&P Plens, Galão & Pozza Consultores Associados exercendo o cargo de sócio proprietário e também de consultor pleno. Nesse período atuou como consultor organizacional, elaborador de projetos de gestão e também como instrutor de programas de treinamentos corporativos.

O ano de 1994 marcou, também a conclusão do Curso de Graduação em Administração na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR – iniciado em ago/1990 e concluído em jul1994).

No segundo semestre de 1996, transferiu parte da sua atuação profissional para a sua cidade de origem, Dracena (SP), colaborando com um pequeno negócio familiar e mantendo-se como sócio proprietário e consultor da empresa PG&P Consultores Associados.

Nessa mesma época (agosto de 1996), foi contratado como professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Reges de Dracena (antiga Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena), mantida pela Rede Gonzaga de Ensino Superior (antigo Centro de Ensino Superior de Dracena). Todavia, ainda atuava em funções administrativas no segmento empresarial familiar e também em consultoria e assessoria empresarial na cidade de Londrina.

Em dezembro de 1996 concluiu o Programa de Pós-Graduação, nível de Especialização (“Lato Sensu”) em Qualidade Total e Reengenharia oferecido pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR/PR – iniciado em mar/1995 e concluído em dez/1996).

Em 1998, comercializou sua participação na PG&P Consultores Associados em detrimento a uma maior participação e envolvimento na área acadêmica, tendo em vista que nesta época a Faculdade Reges de Dracena iniciou as atividades do curso de graduação em Administração exigindo uma maior dedicação profissional. Em janeiro de 1998 o Prof. Marcelo Plens deixava a coordenação do curso de Ciências Contábeis e assumia a coordenação e a chefia de departamento dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração.

O ano de 1998 marca também o inicio da atuação como docente convidado em diversos Programas de Pós-Graduação.

Neste ano foi nomeado prestador de serviços autônomos, pelas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de Dracena como responsável pela confecção de projetos viabilidade para financiamentos dos programas PROGER e para o BNDES.

Em dezembro de 1998 concluiu o Programa de Pós-Graduação M.B.A. (Master in Business Administration) em Gestão Empresarial Moderna oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ – iniciado em mar/1998 e concluído em dez/1999).

No mês de novembro do ano 2000 concluiu o Programa de Mestrado (“Stricto Sensu”) em Administração oferecido pela Universidade São Francisco (USF/SP – iniciado em mar/1999 e concluído em nov/2000). 

Em 2001 desligou-se totalmente da atividade empresarial familiar concentrando-se, exclusivamente, nas funções acadêmicas e também nos projetos de consultorias (específicos na região da Nova Alta Paulista), estreitando ainda mais seu foco de atuação acadêmico. Além disso, continuou a dedicar-se na elaboração de projetos de financiamento.

Em outubro de 2003 concluiu o Programa de Doutorado em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão de Negócios, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC – iniciado em mar/2001 e concluído em out/2003).

No período compreendido entre os anos de 2003 e de 2012, além das atividades de consultoria e elaboração de projetos, o Prof. Marcelo Plens continuou atuando no setor acadêmico como coordenador e docente dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Reges de Dracena e também como professor convidado (visitante) em outros Programas de Pós-Graduação oferecidos por Instituições de Ensino em todo o território nacional (vide currículo detalhado).

Participou ainda dos seguintes projetos específicos:

  • Processo de Reconhecimento do curso de Graduação em Administração da Faculdade Reges de Dracena (2001 – Conceito 5);
  • Exame Nacional de Cursos (Provão 2001) – conceito B (curso de Administração);
  • Exame Nacional de Cursos (Provão 2002) – conceito A (curso de Administração);
  • Exame Nacional de Cursos (Provão 2003) – conceito A  (curso de Administração);
  • Processo de Reconhecimento do curso de Graduação em Administração, habilitação em Gestão de Sistemas de Informação, da Faculdade Reges de Dracena (2004 – Conceito 5);
  • Processo de Reconhecimento do curso de Graduação em Administração, habilitação em Marketing, da Faculdade Reges de Dracena (2005 – Conceito 5);
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2006) – conceito 3 (curso de Administração);
  • Exame nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2009) – conceito 3 (curso de Administração)
  • Processo de implementação dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade Reges de Dracena nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing e Negócios (a partir de 2002); Liderança e Gestão de Talentos Humanos (a partir de 2004); Gestão Sucroalcooleira (a partir de 2006); Gestão de Negócios e Eventos Turísticos (a partir de 2006); Finanças Corporativas (a partir de 2008) e; Consultoria, Assessoria e Elaboração de Projetos (a partir de 2012).

Ressalta-se ainda que no ano de 2010 concluiu o Programa de Pós-Doutorado da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP/SP – iniciado em abr/2010 e concluído em dez/2010). 

Síntese da atuação profissional:

  • Coordenador do curso de Graduação em Administração da Faculdade Reges de Dracena – desde 1998;
  • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios da Faculdade Reges de Dracena – desde 2002;
  • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Talentos Humanos da Faculdade Reges de Dracena – desde 2004;
  • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Sucroalcooleira da Faculdade Reges de Dracena – desde 2006;
  • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Finanças Corporativas da Faculdade Reges de Dracena – desde 2008;
  • Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Consultoria, Assessoria e Elaboração de Projetos da Faculdade Reges de Dracena – desde 2012;
  • Consultor empresarial – desde 1991;
  • Projetista – desde 1998.