Marcas ou preços: a preferência do consumidor no mercado de produtos de consumo do auto serviço brasileiro

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Este artigo visa estudar o comportamento do consumidor de produtos de consumo e de conveniência no varejo de auto serviço brasileiro, visando definir  qual é a variável preponderante, seja da marca ou o preço destes, no processo de decisão de compra. A evolução constante tanto do mercado, do varejo e da própria economia brasileira nos últimos anos, serviu de palco cênico para o surgimento das marcas regionais, das marcas próprias do varejo, da nova afluência da classe trabalhadora e de uma redefinição da noção de valor dos produtos.  O debate resume-se à luta surda entre o carisma, a tradição, a força e o domínio da marca líder perante o ataque das demais marcas e do varejo, buscando sensibilizar o consumidor em momentos de dificuldades econômicas ditadas pela queda dos salários reais assim como a renda discricionária, uma vez eliminado o espectro nocivo da inflação. As perguntas que estarão sendo investigadas são – até que ponto o consumidor está  disposto a sacrificar a segurança do consumo da marca líder pelo risco percebido de consumo da marca alternativa mais barata? Até que ponto a marca alternativa de menor custo estreitou na mente do consumidor a diferença percebida de qualidade, desempenho e satisfação? Por último – até que ponto  a crise econômica, com reflexos em empregos, salários e índices de confiança tem influenciado um processo de troca de marcas a favor das mais baratas?

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