Conquista de market-share e brand value pela aplicação dos conceitos de percepção e imagem no comportamento do consumidor: caso da cerveja “Nova Schin”

  • Conquista de market-share e brand value pela aplicação dos conceitos de percepção e imagem no comportamento do consumidor: caso da cerveja “Nova Schin”
  • Conquista de market-share e brand value pela aplicação dos conceitos de percepção e imagem no comportamento do consumidor: caso da cerveja “Nova Schin”
  • Conquista de market-share e brand value pela aplicação dos conceitos de percepção e imagem no comportamento do consumidor: caso da cerveja “Nova Schin”
  • Conquista de market-share e brand value pela aplicação dos conceitos de percepção e imagem no comportamento do consumidor: caso da cerveja “Nova Schin”

O estudo deste caso real ocorrido a partir do 2o semestre de 2003 com o fabricante nacional de bebidas Schincariol, mais especificamente com sua divisão de cervejas, pretende mostrar como a aplicação dos conceitos desenvolvidos na teoria do comportamento do consumidor, na área de imagem e percepções, quando aplicados no gerenciamento de marcas – denominado Branding – resulta numa bem sucedida estratégia de conquista de market-share (fatias de mercado) mesmo em um mercado de produtos de consumo com características extremamente difíceis e desfavoráveis, com marcas lideres pré-estabelecidas e consideradas “top of mind” não apenas em sua categoria, mas a nível geral e nacional, aliadas a uma tendência recente de homogeneidade dos produtos e queda do poder aquisitivo dos consumidores. A inicialmente explosiva e subsequente progressiva mudança da marca na mente dos consumidores exigiu uma transformação de uma marca regional para nacional, demandando esforços financeiros para a empresa que foram amplamente compensados pelos resultados em termos de vendas, market-share e receitas. O estudo mostra como este resultado foi alcançado, as mudanças que se efetivaram e a valorização da nova marca, alcançada através de uma análise dos fatores relevantes para diferenciação do produto na mente dos consumidores alvo, saindo da segmentação regional para um mercado nacional, como única forma viável de crescimento econômico.

Download

Deixe um comentário

Nome*

Email* (Não será publicado)

Website