Doutorado (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)

  • Doutorado (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
  • Doutorado (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
  • Doutorado (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
  • Doutorado (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)

Introdução. Entre 50 e 60% dos engenheiros no Brasil exercem atividades que exigem conhecimentos de gestão e, apesar da necessidade, nos cursos de engenharia oferece-se pouca, quando nenhuma, formação nesse assunto, prejudicando, sensivelmente, o seu desempenho no mercado de trabalho.

Objetivo. Desenvolver, implantar e validar um modelo de formação em gestão para engenharia aplicado no Curso Cooperativo de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Método. Desenvolve-se, inicialmente, um estudo fundamentado no processo evolutivo da gestão empresarial e na identificação das suas tendências futuras, abrangendo uma análise do ensino em Administração, em especial dos consagrados programas Master in Business Administration (M.B.A.) e, concluindo-se com a definição de um mapa de conteúdos e tarefas em gestão. Em seguida, realiza-se uma pesquisa, baseada neste mapa, junto às empresas parceiras referido curso, objetivando-se a identificação de qual seria o tipo ideal de formação em gestão a ser oferecido. Por fim, concebe-se, implementa-se e avalia-se os resultados do modelo aplicado no mencionado curso.

Fundamentos. O modelo em questão baseia-se, portanto, em três pontos fundamentais: a realidade atual e futura da gestão empresarial, o padrão global de excelência em ensino de Administração (os Programas M.B.A.s) e a opinião das empresas parceiras do citado curso.

Resultados. A aplicação do Curso de Gestão para Engenharia de Materiais mostrou os seguintes resultados principais: índice de freqüência elevado (média de 94% de presença no total de aulas); desempenho acadêmico alto (média de 9,07 no conjunto de notas das avaliações); avaliação das disciplinas, docentes e discentes pelos alunos e professores extremamente favorável (ambas com média de 95% de aprovação); e parecer dos alunos sobre o modelo indicando ampla satisfação e total aprovação.

Conclusão. O modelo concebido de formação em gestão para Engenharia, aplicado no Curso Cooperativo de Engenharia de Materiais da UFSC, foi validado, mostrando-se amplamente adequado.

Download

Deixe um comentário

Nome*

Email* (Não será publicado)

Website